Última chance para jogar o Brasileiro de Futebol Eletrônico

Na quinta-feira, 27 de julho, a partir das 13h no Anfiteatro 10, ocorrem as últimas partidas de Fifa 17, console Playstation 4, classificatórias para a Copa dos Campeões, que dá uma vaga para o Brasileiro Universitário de Futebol Eletrônico a ser realizado no final de outubro em Goiânia. A participação é aberta a todos os estudantes da UnB.

São, ao todo, quatro campeonatos nos quais classificam-se os dois primeiros em cada para um campeonato final em pontos corridos, chamado de Copa dos Campeões. O conjunto deles compõe a Seletiva da UnB para o Brasileiro, ou JUDF (Jogos Universitários do Distrito Federal).

Nos três primeiros campeonatos, garantiram a presença no torneio decisivo Matheus Felipe da Costa Oliveira, Vinicius Santana Veloso, Vinicius Fernandes Ferreira de Oliveira e Marcos Fabricio Adorno de Assis. Todos já fazem parte da curta história do futebol eletrônico – ou futebol virtual, como era chamado oficialmente até o ano passado – na universidade.

Veloso foi o representante da UnB nos primeiros JUBs (Jogos Universitários Brasileiros) da modalidade, chegando às quartas-de-final em 2016 em Cuiabá. Marcos, representando o curso de Letras, foi campeão dos primeiros JIUnBs (Jogos Internos da UnB) de futebol eletrônico, superando outros 32 estudantes no ano passado. Vinicius Fernandes e Matheus Felipe, por sua vez, fazem jus às primeiras bolsas de esporte eletrônico do Programa Bolsa-Atleta, posição conquistada por mérito próprio ao alcançarem os melhores resultados em um torneio realizado para defini-las.

A seletiva de futebol virtual que vem acontecendo em 2017 na UnB está com um nível maior do que a do ano passado. Com jogadores de maior nível técnico e com um novo regulamento que favorece o melhor jogador, a competição cresceu bastante. A organização está de parabéns por continuar com a iniciativa e permanecer apoiando essa modalidade que está crescendo cada vez mais no cenário mundial. É um prazer poder competir em um campeonato utilizando um jogo que sempre foi o lazer de muitas pessoas. Com uma vaga a menos que no ano passado, a expectativa está grande. Quem vencer realmente representará a Universidade de maneira brilhante.

Vinicius Veloso, último representante da UnB no Brasileiro

Se você prefere não tentar a sorte com o joystick, mas gostaria de vir torcer e acompanhar a nata do futebol eletrônico da universidade, a data é 4 de agosto e o local é também o Anfiteatro 10. Os confrontos no telão iniciam às 12h e ao término serão premiados os melhores cyber-atletas da modalidade no DF.

E-sport na UnB

A UnB e a CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) não estão deixando de acompanhar a tendência de crescimento mundial do esporte eletrônico. Após uma experiência inicial bem-sucedida com o futebol eletrônico, o segundo e-sport a integrar os JUBs é o LoL (League of Legends).

Tanto o futebol eletrônico como o LoL tiveram neste ano criados os respectivos Clubes, administrados por estudantes para promovê-los na UnB. Para a primeira competição universitária de LoL, a UnB já tem um treinador escalado. Membro do Clube e estudante de Agronegócio, Henrique Augusto Chaves está atualmente observando as partidas da seletiva para selecionar o quinteto que viajará a Goiânia em busca do título brasileiro universitário no mapa de Summoner's Rift.

SERVIÇO

• Quarto campeonato classificatório da Seletiva de Futebol Eletrônico da UnB – 27 de julho, 13h, Anfiteatro 10 (aberto a todos estudantes).

• Copa dos Campeões da Seletiva de Futebol Eletrônico da UnB – 4 de agosto, 12h, Anfiteatro 10 (somente para os classificados nos campeonatos anteriores).

• Competições de Futebol Eletrônico e League of Legends dos Jogos Universitários Brasileiros – a partir de 17 de outubro, em Goiânia.