Bolsa Atleta oferece 120 vagas

Edital da DEA/DAC contempla pelo menos 27 modalidades

As inscrições para o Programa Bolsa Atleta do Esporte Universitário (PBA-UnB) começam nesta segunda-feira (17) e seguem até o dia 28. O edital prevê 120 bolsas de R$ 400 destinadas a estudantes-atletas da Universidade de Brasília. Estar matriculado em curso de graduação ou pós-graduação, presencial ou a distância, e apresentar Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) acima de 2,4 são alguns dos requisitos do programa. Confira o edital completo.

A vigência das bolsas vai de junho a dezembro deste ano. O formulário de inscrição está disponível na página de internet da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC), responsável pela gestão do programa. Para concorrer, é necessário apresentar presencialmente, entre outros comprovantes, original e cópia de documentos pessoais (RG, CNH ou passaporte), currículo de atleta, histórico acadêmico em que conste o IRA, atestado médico recente e carta de recomendação de clube da modalidade esportiva. A relação completa está no item 3 do edital.

“Esse edital demonstra o reconhecimento institucional do esporte como ferramenta enriquecedora da formação acadêmica”, afirma Alexandre Rezende, professor da Faculdade de Educação Física e gestor da área esportiva da DEA. “O programa busca valorizar os estudantes que se dedicam ao esporte na Universidade. É também uma forma de ressarcir parte dos custos envolvidos nos treinamentos”, avalia.

VAGAS – O PBA-UnB abrange 14 modalidades individuais, com vagas específicas para atletas paralímpicos, e 13 coletivas, previstas em competições esportivas da Federação do Esporte do Distrito Federal (Fesu) e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Há também vagas destinadas a modalidades não universitárias.

Modalidades individuais (masculino e feminino): atletismo, badminton, judô, karatê, luta olímpica, natação, taekowondo, tênis, tênis de mesa, beach tennis, xadrez, jiu jitsu, kung fu e futebol virtual.

Coletivas (masculino e feminino): basquete, basquete 3 x 3, futebol, futsal, futebol de 7, beach soccer, handebol, beach handebol, rugby, vôlei, vôlei de praia e futevôlei.

O Programa Bolsa Atleta do Esporte Universitário (PBA-UnB) é subsidiado com recursos da Fundação Universidade de Brasília(FUB) e do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) do Ministério da Educação. Estudantes em situação de vulnerabilidade econômica atestada por avaliação da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC) têm prioridade na concessão das bolsas.