Curso de formação de árbitros oferece bolsas para estudantes da UnB

Aulas começam em maio no Centro-Olímpico. Universidade vai emitir certificados

Rafael Diniz FBF

Parceria entre Universidade de Brasília e Federação Brasiliense de Futebol promete aprimorar a formação de árbitros da modalidade. A partir da segunda quinzena de maio, um curso de dez meses vai ser oferecido no Centro Olímpico para as comunidades interna e externa. Estudantes da UnB entre 17 e 19 anos, do sexo masculino, ou de qualquer idade do sexo feminino têm 40% de desconto nas mensalidades, que custam R$ 200. Haverá ainda uma reserva de 10% das vagas para bolsas integrais.

“O árbitro é um agente importante no cenário do esporte, inclusive o universitário. Queremos contribuir para a formação de um quadro cada vez melhor com a participação de nossa comunidade, que é muito qualificada”, afirma o professor Faculdade de Educação Física Alexandre Rezende, da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC). Entusiasta da parceria, ele prevê que trabalhos semelhantes possam ser realizados para outras modalidades.

Há a ideia de que a nova geração de árbitros possa atuar já em competições internas. “Uma de nossas maiores despesas em eventos como o Torneio do Servidor é com arbitragem. Queremos minimizar isso com a contrapartida dos árbitros formados na UnB”, explica Rezende.

Para o vice-presidente do Sindicato dos Árbitros do Distrito Federal (SAFDF), Rodrigo Paulino, a aproximação com a Universidade é uma conquista da categoria. “Sempre foi nosso sonho atuar em parceria com a UnB, a exemplo do que já ocorre em alguns estados. Teremos um grande ganho e muito mais visibilidade”, avalia.

Curso Oficial de Formação de Árbitros de Futebol
Início: segunda quinzena de maio
Inscrições: R$100
Mensalidades: 10 x R$200